Carregando

Digite para Pesquisar

Colarinhos e punhos de todos os estilos

Colarinhos e punhos de todos os estilos

Existem algumas formalidades na vestimenta do homem moderno que não podem passar despercebidas, e uma delas é acertar na escolha dos tipos de punho e colarinho de suas camisas.

Além da personalidade de cada um, a decisão sobre quais modelos usar diz muito em relação à ocasião em que a camisa será utilizada, assim como a combinação dessas duas partes essenciais da vestimenta.

Tipos de punhos

A escolha do tipo de punho adequado é primordial para manter o seu estilo condizente com o modelo de camisa e o tipo de ocasião. Como é uma das partes da camisa que sempre ficam à vista de todos, a importância em se conhecer bem os modelos é muito importante. Se for fazer uso de relógio, preste muita atenção à circunferência e comprimento.

Punho simples: é o mais comum de se encontrar em camisas sociais, especialmente aquelas para uso no dia a dia. Por ser básico, possui apenas uma casa para botão, podendo ter seu corte arredondado, reto ou triangular. Ele é mais flexível, dando a possibilidade de ser dobrado até a altura dos cotovelos, para uso mais informal, sem casacos ou paletós.

Punho tradicional: chanfrado, porém simples, esse tipo de punho é bastante habitual nos cortes arrendondados e triangulares (formando um ângulo de 30 graus ao final do punho). Possui casa para um botão.

Longo chanfrado: com casas para 2 botões, sua principal característica é colaborar no alongamento da região do final do antebraço e começo do punho. É ideal para homens com braços mais curtos, e que pretendam se apresentar de forma adequada a eventos mais formais, como casamentos, formaturas, prêmios etc.

Punho com abotoadura: é o modelo mais formal entre todos. Possui uma construção dupla, sendo a opção mais firme. Seu corte pode ser reto ou arredondado, e não combina com camisas onde o colarinho tenha botões visíveis (modelo button down).

Tipos de colarinhos

É a primeira característica de sua camisa que se destacará, principalmente se for usada sob um paletó ou casaco. Por isso, até mesmo o formato de seu rosto pode determinar qual modelo ficará melhor em você, assim como seu estilo de gravata e personalidade.

Americano: o mais comum de todos, encontrado facilmente em camisas sociais de varejo. Pode ter os botões nas pontas (também conhecido como modelo Americano Padrão ou button down), ou escondidos na parte de trás do colarinho. É um modelo informal, que não necessariamente necessita de gravata para compor o visual e combina com os mais variados tipos de rosto.

Francês: outro modelo bastante democrático quando o quesito é tipo de rosto. De pontas mais alongadas do que o americano, também é muito popular em camisas de varejo, podendo ser usado até mesmo com casacos mais esportivos, menos formais. Por combinar com diversos tipos de nós de gravatas, é uma garantia de estilo no seu dia a dia. Se for optar pelo modelo mais curto de colarinho francês, tome cuidado com a espessura do nó de sua gravata, pois ela pode tirar o brilho dessa importante parte da camisa.

Italiano: ao contrário do modelo anterior, este possui as pontas mais abertas e curtas, ajudando aqueles que preferem nós de gravatas mais espessos, como o windsor. Atenção especial para homens que possuem o rosto arredondado: esse corte valoriza você, uma vez que por ter as pontas mais anguladas para baixo, seu rosto será perceptivelmente mais afinado.

Italiano Cutway: um dos modelos mais estilosos no mercado, esse corte fica melhor em nós de gravatas maiores e mais espessos, para gerar equilíbrio, pois a principal característica do cutway é ser mais estreito, com angulação de 180 graus. Porém, isso faz com que homens com rostos arredondados não fiquem muito bem com ele, pois a tendência é de achatamento do pescoço.

Inglês longo: suas pontas mais alongadas também favorecem aos homens com rostos redondos, pois a angulação do corte dá mais equilíbrio às formas naturais. Como é um modelo mais comprido, opte por gravatas com nós maiores, como o half windsor, por exemplo. Assim como o modelo americano, pode ser utilizado sem o uso de gravata ou paletó, para ocasiões mais informais.

Inglês curto: mais moderno do que sua versão longa, é indicado para homens com o rosto mais alongado e modelagem slim.

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *