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O significado das cores no vestuário masculino

O significado das cores no vestuário masculino

Uma questão que possui diversas respostas: as cores que você, homem moderno, utiliza no dia a dia, passam a imagem que você quer transmitir em seu meio? Esse é um tema que deve ser abordado por todos aqueles que se preocupam com sua comunicação não verbal e, agora, vamos falar sobre o assunto.

Existe uma variedade incalculável de peças do vestuário masculino no mercado, como vimos ao falar sobre os diferentes estilos existentes[1] . Porém, algo em comum entre eles é também uma enorme gama de cores e texturas, que podem, sim, influenciar na forma como você é visto pelos seus pares sejam eles profissionais ou não.

Um exemplo clássico são as camisas sociais de cor azul claro, muito comum em ambientes corporativos. Elas passam uma sensação de abertura ao diálogo, horizontal verticalmente, sendo a preferida por homens em postos de liderança. Os tons de azul também transmitem seriedade e altivez.

A paleta de cores mais escuras é indicada para quem deseja passar não apenas seriedade – como no azul marinho, por exemplo, mas credibilidade, formalidade e raciocínio lógico. Tons como o vinho, preto, grafite e marrons escuros são ideais para profissionais das áreas trabalhista e jurídica, onde a segurança de seus discursos e ações são essenciais para o sucesso da atividade.

Os tons mais claros como as variações do bege, branco e as cores pastéis (menta, lilás claro, verde claro e amarelo claro), dentro do ambiente de trabalho, transmitem flexibilidade, habilidade no contato interpessoal e, principalmente, abertura para com o outro. É importante prestar atenção para que isso não seja visto como um sinal de subserviência ou fragilidade. Para evitar esse problema, pode-se utilizar outros tons mais escuros e fechados na composição do look, como blazers, casacos e, até mesmo, gravatas.

Estas possuem uma influência de cores pouco conhecidas. Por exemplo, as gravatas vermelhas transmitem autoridade no discurso, conhecimento do portador sobre o que está sendo dito e feito. Por essa razão, é uma das favoritas de políticos, principalmente durante discursos e debates. As azuis, em tons mais escuros, passam a imagem de alguém confiante, perspicaz e de grande autonomia.

As cores vibrantes como o laranja, verde limão, amarelo e o azul-turquesa transmitem emoção e informalidade, sendo as mais utilizadas por profissionais que utilizam a criatividade no seu cotidiano corporativo. Designers, publicitários e comunicadores de entretenimento costumam se valer dessas cores para exprimir facilmente seus propósitos.


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